MUNCAB recebe artista Mário Vasconcelos para oficina de cerâmica ligada à itinerância da exposição “Raízes: Começo, Meio e Começo”

O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) realiza, neste sábado, 6 de dezembro, a oficina “Biogravuras: experiências ancestrais gravadas sobre o barro, um relato folhífero entre a França e o Brasil”, ministrada pelo artista visual Mário Vasconcelos. A atividade integra as ações de contrapartida da itinerância internacional da exposição “Raízes: Começo, Meio e Começo”, apresentada recentemente em Marselha, na França, como parte da Temporada do Ano do Brasil na França 2025.

A programação começa às 14h, com visita mediada pelas exposições do museu, seguida de bate-papo às 15h, na Sala do Educativo do MUNCAB (Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico de Salvador). A participação é gratuita, com 20 vagas disponíveis.

Sobre a oficina

A partir de procedimentos cerâmicos, Mário Vasconcelos propõe uma experiência prática que aborda ancestralidade, materialidade e memória. A oficina dialoga com a pesquisa do artista, especialmente com a obra “Ori – Encruzilhadas técnico-poéticas – performance”, apresentada durante a itinerância francesa da exposição Raízes, que investigou conexões afro-brasileiras e afro-diaspóricas em diferentes contextos culturais.

Sobre o artista

Mário Vasconcelos é artista visual, bacharel em Artes Plásticas e doutorando em Artes Visuais pela EBA/UFBA, onde também atua como professor substituto. Natural de Salvador e morador de Plataforma, desenvolve pesquisa que articula ancestralidade e contemporaneidade, explorando signos da diáspora africana. Sua produção abrange escultura, gravura, fotografia, vídeo, performance e instalações, tendo a cerâmica como eixo central para refletir sobre corpo, espiritualidade e política.

Contexto internacional

A oficina integra as ações de contrapartida da exposição “Raízes: Começo, Meio e Começo”, sob curadoria de Jamile Coelho e Jil Soares, realizada pelo MUNCAB e pela Sociedade Amigos da Cultura Afro-Brasileira. A mostra circulou pela França como parte da Temporada do Ano do Brasil na França 2025, celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França.

A itinerância contou com patrocínio do Banco do Brasil e da BB Asset e foi organizada em parceria com o Ministério da Cultura do Brasil, o Ministério da Cultura da França, o Institut Français, o Instituto Guimarães Rosa, a 9/10 Prefeitura de Marselha e o Consulado do Brasil na França.

Serviço

Oficina – “Biogravuras: experiências ancestrais gravadas sobre o barro, um relato folhífero entre a França e o Brasil”
Com: Mário Vasconcelos
Data: 06 de dezembro
Horários: 14h (visita mediada) | 15h (bate-papo)
Local: Sala do Educativo – MUNCAB
Endereço: Rua das Vassouras, 25 – Centro Histórico, Salvador
Gratuito | 20 vagas

Rolar para cima