MUNCAB recebe Jeisiekê de Lundu para encontro “Narrativas Visuais da Diáspora Afro-Brasileira”

O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) realiza, neste domingo, 30 de novembro, o encontro “Narrativas Visuais da Diáspora Afro-Brasileira” com a artista visual Jeisiekê de Lundu, em atividade que integra a programação de contrapartida da itinerância da exposição internacional “Raízes: Começo, Meio e Começo”, apresentada recentemente em Marselha, na França.

A atividade terá início às 14h, com visita mediada pelas exposições em cartaz no MUNCAB, seguida do bate-papo às 15h, na Sala do Educativo, localizada na Rua das Vassouras, nº 25, Centro Histórico de Salvador. A participação é gratuita, com 20 vagas disponíveis.

Sobre a atividade

No encontro, Jeisiekê de Lundu abordará as conexões afro-brasileiras evidenciadas durante a itinerância francesa da exposição Raízes: début, milieu et début, compartilhando reflexões sobre memória, ancestralidade, corpo, biopolítica e processos criativos presentes em sua obra. A artista também discutirá a instalação “Quem procura o que não guardou, quando encontra não reconhece”, exibida em Marselha e que integrou a mostra.

Sobre a artista

Nascida na fronteira entre Minas Gerais e Bahia, Jeisiekê de Lundu constrói sua poética a partir do encontro entre serras, sertões e litoral atlântico. Sua pesquisa envolve cura, ancestralidade, memória e biopolítica, elaborando uma encruzilhada afro-diaspórica sertaneja em chave contemporânea.
Artista multimídia, atua nas áreas de performance, pintura, escultura, microfilmes, escrita, direção de espetáculos e videoclipes, além de criação de figurinos e maquiagem. Vive e trabalha em Salvador, onde cursou Artes na UFBA.

Contexto internacional da ação

A atividade integra as ações de contrapartida da exposição “Raízes: Começo, Meio e Começo”, com curadoria de Jamile Coelho e Jil Soares, realizada pelo MUNCAB e pela Sociedade Amigos da Cultura Afro-Brasileira e apresentada na França como parte da Temporada do Ano do Brasil na França, celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França.

A itinerância contou com patrocínio do Banco do Brasil e da BB Asset e foi organizada pelo Ministério da Cultura do Governo Brasileiro, pela República Francesa, pelo Institut Français, pelo Instituto Guimarães Rosa, pela 9/10 Prefeitura de Marselha e pelo Consulado do Brasil na França.

Serviço

Encontro – “Narrativas Visuais da Diáspora Afro-Brasileira”
Com: Jeisiekê de Lundu
Data: 30 de novembro
Horários: 14h (visita mediada) | 15h (bate-papo)
Local: Sala do Educativo – MUNCAB
Endereço: Rua das Vassouras, 25 – Centro Histórico, Salvador
Gratuito | 20 vagas

Rolar para cima