Muncab Lab edição Residências Artísticas – Residência Vila Sul

card 01

O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) realiza, no próximo dia 13 de dezembro, mais uma edição do Muncab Lab – Residências Artísticas, programa mensal dedicado a aproximar o público dos bastidores, metodologias e impactos das residências artísticas. A iniciativa apresenta ao público como esses programas funcionam, quem participa, quais critérios orientam as seleções e de que forma essas experiências influenciam trajetórias artísticas e pesquisas contemporâneas.

Nesta edição, o museu recebe Friederike Möschel, diretora do Goethe-Institut Salvador-Bahia, e Leonel Henckes, diretor de operações do Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul—um dos programas mais consolidados do país, referência na conexão entre produção artística global e a cena cultural baiana.

Friederike Möschel está à frente do Goethe-Institut em Salvador desde 2021. Alemã, formada em Língua e Literatura Alemã e Inglesa, possui ampla experiência internacional, com passagens pelos Emirados Árabes Unidos e Nigéria. Em Salvador, tem fortalecido projetos de intercâmbio cultural e ampliado a presença do instituto nas artes visuais, com destaque para o fortalecimento da Vila Sul.

Leonel Henckes, que atua no Goethe-Institut desde 2017, acompanha e orienta o trabalho dos residentes da Vila Sul, tendo já acolhido mais de 130 artistas, pesquisadores, escritores e pensadores de 35 países. Também lidera a gestão de projetos culturais locais e internacionais em formatos presenciais, híbridos e digitais.

 

Sobre o Programa Vila Sul

Criado em 2016, o Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul é o eixo de criação, pesquisa e intercâmbio do Goethe-Institut Salvador-Bahia. Voltado para artistas, autores e pesquisadores já estabelecidos, o programa recebe anualmente cerca de 12 residentes, que permanecem por aproximadamente dois meses em Salvador desenvolvendo projetos individuais ou colaborativos.
Com foco no conceito ampliado de “Sul” — suas epistemologias, tensões, diálogos e cosmologias — a residência trabalha com eixos temáticos anuais, como herança africana, pós-colonialidade, urbanidades, meio ambiente e sustentabilidade.
Os residentes têm acesso a uma estrutura dedicada, com lofts individuais, e ao conjunto de espaços culturais do Goethe-Institut, como galerias, teatro-estúdio e áreas de convivência. O programa se destaca pela forte interação com a cena artística baiana e pela realização de mostras, conversas, oficinas e apresentações abertas ao público, conectando Salvador a redes internacionais de criação contemporânea.

 
O quê: Palestra sobre a programa da residência da Vila Sul do Institut Goeth 
Quando: 13/12/2025
Horário: 14h00 visita mediada e 15h00 bate-papo
Local:  Sala do Educativo MUNCAB. Rua das Vassouras nº 25.
Valor: Gratuito

Vagas: 20 vagas

O projeto Muncab Lab – Residências Artísticas consiste em encontros mensais que apresentam ao público o universo das residências por meio de conversas com instituições convidadas. A iniciativa busca aproximar as pessoas desse campo da arte contemporânea, abordando o funcionamento, processos de seleção, impactos na trajetória dos artistas e a importância desses programas para o fortalecimento das artes visuais no país.

No sábado dia 13 de dezembro, na sala do Educativo do Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), recebemos Friederike Möschel, diretora geral do Goethe-Institut Salvador-Bahia e Leonel Henckes, Diretor de Operações do Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia.

14h00 visita mediada ao museu

15h00 bate papo com a residência

Data: 13/12/2025
Horário: 14h00 visita mediada e 15h00 bate-papo
Local:  Sala do Educativo MUNCAB. Rua das Vassouras nº 25.
Valor: Gratuito
Vagas: 20 vagas
Rolar para cima